Victoria and Albert Museum – Undressed

Categories Art, artigo, blog, Fashion, Lifestyle

Um tema que me tem fascinado no estudo da história da moda é a evolução da roupa interior. A partir dela ficamos a conhecer a  evolução da silhueta feminina ao longo dos séculos, todo os esforço que se fez e ainda se faz para manipular as formas femininas, para conseguir aquela imagem. Na verdade não é de hoje esta necessidade que o homem necessita de se sentir parte de um grupo e, o modo de vestir é dos recursos mais poderosos para conseguir essa afirmação.

Para além deste aspecto é também possível fazer, através do estudo da  roupa interior uma história do pudor, um dos alicerces da pessoa e da sua singularidade – sendo que considero o homem como um ser unitário composto de espirito e matéria, a guarda da sua interioridade é essencial à sua liberdade.

O Victoria & Albert Museum é uma referência mundial ao nível da arte e design, nas suas colecções residentes alberga cerca de 5000 anos de criatividade, portanto um recurso importante para quem se dedica ao estudo da arquitectura, mobiliário, moda, joalharia, tecelagem…

Na minha passagem por Londres, marquei na agenda uma visita a uma exposição temporária: Undressed – a breaf history of underwear. Através dela podemos descobrir a evolução da roupa interior desde o século XVIII até aos tempos de hoje. Partindo dos cuidados de higiene, passa pelo gosto, costumes,  luxo e chega aos tecidos HiTech. A exposição tem peças de Stella McCartney, Rigby & Peller and Paul Smith, explora a relação entre a roupa interior e a moda, como uma serve de recurso à outra para conseguir as ‘formas  perfeitas’ – o sempre tão desejado corpo ideal. Aborda ainda questões de género, sexualidade e moralidade.  se este assunto vos interessa e programam passar por Londres até ao próximo dia 12 de Março, vale a pena gastar um par de horas nesta visita. Antes ou depois podem sempre almoçar, lanchar ou tomar um chá na cafetaria do museu que tem uma oferta de grande qualidade e está instalada num dos salões mais emblemáticos do palácio da Cromwell Road.

 

 

 

 

Victoria & Albert Museum

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Notify of
wpDiscuz