Last call: Amadeo no MNAC

Categories Art, artigo, blog, Lifestyle

Dei-me conta que este mês, em Lisboa, mais uma vez se encontram os dois maiores nomes do modernismo português –  Almada e Amadeo. Longe do encontro de 1916 na exposição de Amadeo na Liga Naval Portuguesa, temos o privilégio de termos SÓ ATÉ DOMINGO – A exposição de Amadeo no Museu Nacional de Arte Contemporânea, ao Chiado e, no Museu Calouste Gulbenkian, a exposição de José Almada Negreiros, até Maio.

Não querendo perder esta oportunidade única, esta semana consegui organizar a agenda e dar um pulo ao Chiado. Foi muito agradável gastar um par de horas a viajar pelas obras deste pintor genial, que constrói a sua modernidade entre a ruralidade de Manhufe – sua terra natal e Paris sua cidade de eleição. Esta síntese e a sua impermeabilidade aos primeiros movimentos dos modernistas portugueses, fez da sua obra impar e permitiu leva-la aos mais importantes meios vanguardistas da Europa da altura e até expor em Nova Iorque e em Chicago.

No seu encontro com José Almada Negreiros, em 1916, na exposição da Liga Naval Portuguesa, ficou célebre a frase com que Almada apresentou a exposição do amigo : “mais importante do que a descoberta do caminho marítimo para a Índia.”

Vale mesmo a pena não perder esta Exposição. Nos dias 24,25 e 26 estará com um horário prolongado até às 22h00.






Fotografia Francisco Hartley

Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado 

Rua Serpa Pinto, 4 | Rua Capelo, 13 | 1200-444 Lisboa | +351 213 432 148

Deixe um comentário

2 Comentários em "Last call: Amadeo no MNAC"

Notify of
Sort by:   newest | oldest | most voted

Ups, tinha-me esquecido da data do fim…
Obrigada pela lembrança, adoro Amadeo e td o que ele representa.
Sabe que conheci o Almada? Num inesquecível café tomado Brasileira do Chiado, ele com mt idade e eu uma jovem acabada de chegar à Faculdade. Ainda hoje recordo esse dia e quando lá passo me lembro de como era bom sonhar com a Arte e as Letras…e acredito que o sonho comanda a vida…
Sonhai e ficareis aquém!
Beijocas e bom fim de semana carnavalesco.
Susana

wpDiscuz