Hennes & Mauritz, fashion with future

Categories Fashion, Lifestyle, News

Ethical Fashion. Fashion with future, este foi o título da comunicação de Monserat Martorel da Fashion Frame e talvez tenha sido o tema que mais se debateu na Global Fashion Conference.  Pensar a indústria da moda e o seu impacto no homem, no consumo e no meio ambiente. Vivemos num mundo onde já não é indiferente a proveniência e o modo como é fabricado aquilo que compramos. Felizmente cada vez reagimos mais a marcas de fast fashion que conseguem praticar preços altamente competitivos à custa de trabalho infantil, ou escravo e de uma total ausência de controlo da produção. Nesta matéria as marcas escandinavas passaram um importante testemunho da sua, já longa, experiência e investimento nesta área.

De todas as marcas que estiveram presentes a minha grande expectativa estava na comunicação de Cecília Strömblad Brännsten, do departamento de sustentabilidade da Hennes & Mauritz – H&M. A minha curiosidade prendia-se com duas coisas, o facto de ser uma marca com uma vasta cadeia de lojas por todo o mundo, conotada com a fast fashion e porque reconheço que a marca tem evoluído muito positivamente, pelo design e qualidade de algumas das suas colecções. Resultado, cada vez perco mais tempo com a H&M e isso quer dizer que me conseguem fidelizar.

O certo é que as minhas expectativas se confirmaram. Cecilia Brännsten apresentou-nos o projecto da marca ao nível da sustentabilidade ancorado em 3 alicerces use – re-use – recicle. A H&M abriu um canal de comunicação com os seus clientes sobre esta matéria, começando pelo ‘use’ – estimar e cuidar da roupa que temos, conselhos muito práticos e úteis; ‘re-use‘ – propostas para usar roupas de outros tempos que voltaram a estar na moda ou até a fazer vendas entre amigos 😉 ‘recicle’ – sabiam que por cada saco de roupa usada que entregar na H&M pode receber dinheiro para gastar em compras? Pois é, por detrás desta marca, descobre-se um universo de trabalho, bem feito, que começa no design, passa pela produção, cada vez mais ética e sustentável, até à distribuição e hábitos de consumo. Muito interessante, não acham? Espreitem aqui o site da Hennes & Mauritz e fiquem a saber tudo sobre ethical fashion – fashion with future.

No fim estive à conversa com Cecília Strömblad Brännsten,  deixo-vos aqui as fotografias . Adorei!!!

PS – A Cecília vestia um casaco 100% poliester reciclado, lindo, da Conscious exclusive collection 2016.

 

xwofbbcvr6kcllimuwugqq_thumb_2a16

zikypun5tls7l6t0nrjeg_thumb_2a17

qkqegx3s7awprofpn9zq_thumb_2a1b

sm3wqbgq3ykkmjadmyevq_thumb_2a3c

5kmmp2dirncwrwwht5doya_thumb_2a3b

d4zcogpnt9msygwyhinya_thumb_2a3d

wlw4tatqfa3llywac1xoa_thumb_2a48

Paula von Wachenfelt  do Centro de estudos de Moda da Universidade de Estocolmo; Elin Larsson da Filippa K; Ceciclia Brännsten da H&M

 

Fotografias Tartaruga

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Notify of
wpDiscuz