A minha primeira consulta de Nutrição.

Categories artigo, blog, Lifestyle

Sou daquelas pessoas preocupadas com a nutrição, que sempre teve cuidado com a alimentação cá de casa. Nada de fundamentalismos, mas não compro refrigerantes, tenho sempre sopa às refeições, os iogurtes ou fazia em casa, ou comprava naturais sem açúcar. Considero que foi importante para ajudar os meus filhos a crescer com as noções base para fazerem uma boa alimentação. Ao mesmo tempo gosto de petiscar e de quase todos os pratos da nossa cozinha.

Talvez por isso, engordo sempre 1 ou 2 Kg no Natal e/ou na Páscoa e portanto, depois das festas, fazia sempre um plano detox, com base no senso comum e nalgumas leituras que ia fazendo, intensificava o exercício físico e recuperava.

A consulta com o Dr. Cláudio foi muito importante porque, para além da avaliação clínica através do exame de bio-impedância, de que vos falei aqui , quis conhecer detalhadamente todos os meus hábitos alimentares, horas a que me levanto e deito, horas das refeições, prática de exercício físico.

Aprendi imenso, fiquei a saber que, a partir dos 35 anos, sempre que perdemos peso, perdemos massa muscular, que nos faz falta e, por isso as minhas oscilações de peso vão gradualmente contribuir para que perda músculo e acumulação de gordura, apesar de ‘conseguir recuperar a 100%’ – pensava eu 😉

A partir da informação que recolheu, definimos juntos os objectivos para manter um estado corporal saudável e equilibrado. Para tal, tenho que perder massa gorda e aumentar ligeiramente a massa muscular, ou seja perder 2 Kg em 4 semanas. em concreto,

  • Diminuir os dias de corrida para 2 vezes por semana.
  • Fazer um plano de treino para tonificar e fortalecer os abdominais, costas e braços – ganhar massa muscular neste mesmo período.
  • Cumprir um plano alimentar, que permita equilibrar o meu peso,

…esta é a quantidade de energia estimada que a Isabel necessita durante o período de 24 horas. A chave do controlo é uma simples questão de equilíbrio entre a energia que entra (alimentos que ingerimos) e a energia que sai (exercício físico).

Já passou a 1ª semana e estou super focada. Ainda não reduzi a corrida, porque só esta semana é que vou começar a treinar. É muito importante perceber que um peso equilibrado é muito mais do que olharmos para uma tabela peso x altura, que é uma condição base para controlarmos o risco de sofremos de doenças infelizmente mais frequentes nesta idade e que, na maioria das vezes têm origem no excesso de peso. É um assunto demasiado sério, por isso para mim acabaram os planos detox e dietas, sem supervisão de um profissional.

Obrigada à Clinica de Nutrição de Lisboa e a toda a sua equipa de excelentes profissionais, super dedicados e que tratam de nós como princesas 😉

 

Clinica de Nutrição de Lisboa

Av. da Liberdade, nº 108 , 6ºandar

1250-146 Lisboa

(+351) 21 346 2000 / 93 346 2555

 

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Notify of
wpDiscuz