A 2ª consulta na Clínica de Nutrição de Lisboa.

Categories artigo, blog, Lifestyle

Como mulher e mãe sempre tive uma grande preocupação com a alimentação cá de casa. Quanto mais o tempo passa, mais consciência tenho do bem que posso fazer à minha família quando opto por uma alimentação equilibrada e variada. Como vos contei aqui, este ano fiz a minha 1ª consulta de Nutrição. Depois de uma cuidada avaliação, o Dr. Cláudio Rodrigues definiu um plano alimentar, cujo objectivo era perder 2Kg de massa gorda. Confesso que o facto de estar em plena época de férias me deixou um pouco preocupada, mas assumi o compromisso.

Passadas 6 semanas voltei à consulta, estava confiante, não sabia avaliar exactamente, mas tinha notado algumas diferenças no meu corpo, redução de volume na zona abdominal e nas coxas – as minhas zonas críticas 😉 Há medida que o tempo passava, senti-me mais enérgica e melhorei a rentabilidade na corrida que faço 3 vezes por semana. Estas pequenas vitórias foram muito importantes para não desanimar e para levar este plano até ao fim – nesta altura do ano é difícil passar sem as bolas de berlim e os gelados…mas iniciado este caminho tinha que o levar até ao fim. Valeu a pena! Os resultados apareceram. Perdi o peso desejado e, como tal, comecei o Programa de Manutenção de Peso da Clínica de Nutrição de Lisboa – um programa para que conheça os mecanismos envolvidos na manutenção de peso e os saiba controlar. Posso comer de tudo contanto que saiba fazer a combinação certa dos alimentos. Não imaginam o que aprendi nesta consulta! Deixo-vos aqui 3 aspectos muito importantes:

  1. Atenção aos açúcares. Mais do que as gorduras o açucares são os responsáveis pelo aumento de peso e pelo desenvolvimento de doenças coronárias, hepáticas e diabetes. É muito importante que em nossa casa se controle a ingestão de açucares e para isso devemos preferir a ingestão de alimentos com um índice glicémico baixo (- 55 IG). Mas antes de mais, evitar açucarar o café, os chás e beber refrigerantes.
  2. O exercício físico é fundamental. A conjugação de uma alimentação saudável com actividade desportiva adequada à nossa idade e condição física é super importante para regular o nosso metabolismo e sermos saudáveis.
  3. Beber 2 litros de água ou chá ao longo do dia. Neste tempo quente podemos optar por chás gelados aromatizados com ervas, lima, limão, frutas ou pepino – muito hidratantes, revigorantes e, se optarmos pelo chás verde, de cavalinha ou centelha asiática – são também muito drenantes e ajudam a eliminar as toxinas.

Estou muito confiante e sinto-me muito bem com este programa alimentar, principalmente porque percebi que os benefícios não se limitam a mim mas, estendem-se naturalmente à minha família e porque me sinto super apoiada por toda a equipa da Clínica de Nutrição de Lisboa.  Obrigada a todos 😉

Volto à consulta no final de Novembro – antes do Natal – para re avaliar e se necessário ajustar. Até lá prometo que vou deixando a algumas das receitas que vou experimentar cá em casa.

Clinica de Nutrição de Lisboa

Av da Liberdade, 108, 6º

Lisboa

T 213 462 000

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Notify of
wpDiscuz